O que é Alta cultura ? ( High Brow )
Alta cultura é um termo que
designa uma produção artística e intelectual que reuniria o melhor do que a
humanidade já pensou ou criou no campo das artes
.Alta Cultura é conhecimento do mínimo e do
máximo, a miscigenação entre reconhecer valores autênticos e os surreais.
Acreditar que a arte está no olhar e no tato, aroma, paladar, som. Alta Cultura
é uma fusão de estilos, atitudes com uma proposta multicultural e sofisticada.
Esta
visão, entretanto, é criticada em profundidade por exemplo na obra do filósofo
Theodor Adomo Segundo este pensador a
massificação de produtos culturais que dispensam um nível maior de educação
para sua apreensão é um movimento próprio da industria cultural a serviço do
consumismo, contribuindo para a passividade e a mediocrização intelectual,
ainda que muitas vezes sob uma roupagem de multiculturalismo e sofisticação.
Cumpre
assinalar que historicamente o termo alta
cultura vem sendo empregado
para designar os produtos do espírito humano que requerem um mínimo de
instrução e apuro intelectual para seu mais pleno proveito cognitivo e
estético, ainda que certas tendências ideológicas em voga pretendam negar este
uso tradicional da expressão por qualificarem-na de elitista, conservadora e
reacionária.
Como defini-las ? Afinal quem é o que é quem ?
Parece brincadeira, mas as confusões entre baixa cultura, ou low brow, e alta cultura, ou high brow, podem ser maiores que imagina nossa vã
filosofia. Partindo para uma definição como Zico partia para o gol,
estabeleçamos que alta cultura engloba todos os produtos artísticos que
disseram algo fundamental a respeito da humanidade, e que por isso mesmo
ultrapassaram a história e a geografia, constituindo-se em conhecimentos
universais, com status de cânone cultural; parâmetros de qualidade, mas nem por
isso, como veremos, inquestionáveis. Baixa cultura, nesse contexto, é a cultura
popular no seu sentido mais fundamental, oriunda do povo na sua forma mais
autêntica: é a música que a bandinha da cidade pequena toca no coreto da praça,
nas tardes de domingo, composta nas horas vagas por bombeiros, pequenos
comerciantes, sapateiros e professores, todos eles "artistas" não
profissionais; é o samba batucado por pintores de parede em caixas de fósforo
na hora do almoço para descolar um extra. Eventualmente, para atender a demanda
maior, um sambista desses pode passar a uma produção mais seriada, talvez
comprometendo a qualidade. E entre as duas, confundindo o meio de campo, fica a
cultura média (middle brow), cujo principal, e talvez único mérito indiscutível, é ser
um espelho de seu tempo.
A confusão nasce no modo como esses níveis culturais se interferem e se confundem, fazendo com que se diga muita besteira por aí. Por exemplo, é comum a busca nas raízes populares (low brow) por compositores clássicos (high brow) como Villa Lobos e Francisco Mignone quando querem renovar suas obras - na verdade, essa intervenção acontece sempre que as formas clássicas soam esgotadas, procurando renovação: Picasso inspirou-se em máscaras tribais africanas (low brow) para compor os rostos das Demoiselles d`Avignon (high brow); Guimarães Rosa ouviu o som dos sertanejos para reinventar o português no Grande Sertão. É próprio do caráter acadêmico da arte high brow - a única que se ensina nas escolas - não admitir grandes invenções formais, ficando presa ao paradoxo da tradição, que tem que mudar para permanecer como tal.
A confusão nasce no modo como esses níveis culturais se interferem e se confundem, fazendo com que se diga muita besteira por aí. Por exemplo, é comum a busca nas raízes populares (low brow) por compositores clássicos (high brow) como Villa Lobos e Francisco Mignone quando querem renovar suas obras - na verdade, essa intervenção acontece sempre que as formas clássicas soam esgotadas, procurando renovação: Picasso inspirou-se em máscaras tribais africanas (low brow) para compor os rostos das Demoiselles d`Avignon (high brow); Guimarães Rosa ouviu o som dos sertanejos para reinventar o português no Grande Sertão. É próprio do caráter acadêmico da arte high brow - a única que se ensina nas escolas - não admitir grandes invenções formais, ficando presa ao paradoxo da tradição, que tem que mudar para permanecer como tal.
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