Pular para o conteúdo principal

Caixa do Correio # 03


1. Clube da Luta- Chuck Palahniuk I 2. Perto do Coração Selvagem - Clarice Lispector I   3. As Hortensias - Felisberto Hernández



ETIQUETA: FELISBERTO HERNÁNDEZ

Um dos maiores escritores Uruguaios


Sobre o autor: Felisberto Hernández (Montevidéu, 1902-1964) começou a estudar piano em 1911. Em 1926, passou a trabalhar como pianista num café de Montevidéu, início de uma longa carreira de concertista no interior do Uruguai e nos arredores de Buenos Aires. 
Em 1942, com problemas financeiros, vendeu o piano e abandonou a música. Esse gesto radical marcou o início de um período de intensa dedicação à literatura, escrevendo livros como Por los tiempos de Clemente Colling (1942), O cavalo perdido (1943)Nadie encendia las lámparas (1947), além de alguns contos esparsos, como “Las hortênsias” (1949) e “A casa inundada” (1960). Em 1946, por intermédio do poeta Jules Supervielle, recebeu uma bolsa do governo francês para morar em Paris. 
Em 1948, voltou a Montevidéu, onde passaria o resto da vida...

Dulcineia de Borracha 
Tema: Fantasias poéticas, as histórias (três contos e a novela que dá nome à coletânea) falam de uma professora de matemática, da obsessão de um homem por bonecas, das lembranças de uma mulher-cavalo e das relações de uma doméstica com o patrão.

Por que ler: Traduzido em diversos países, Hernández é apontado como um escritor influente do realismo fantástico. Foi admirado por Julio Cortázar, Juan Carlos Onetti e Italo Calvino, entre outros.

Preste atenção: Na abertura do conto A Mulher Parecida a Mim, em que a narradora esclarece logo de início o seu drama: tinha sido um cavalo. Com maestria, o autor fará o leitor mergulhar nas lembranças incertas (serão sonhos?) dessa personagem.

Trecho: Da novela As Hortênsias: "Fazia pouco tempo que Horácio dormia no hotel e as coisas aconteciam como na primeira noite: na casa da frente se acendiam janelas que caíam nos espelhos; ou ele acordava e achava as janelas dormindo". (pág 83 ). 


Ansioso para ler As Hortensias / Las Hortensias


Comentários