Pular para o conteúdo principal

O arquiteto Le Corbusier


Charles Edouard Jeanneret-Gris foi um arquiteto e pintor franco-suiço que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura no século XX. Adotou o pseudônimo profissional “Le Corbusier” por causa do sobrenome de sua avó materna. Teve grande influência para a formação da geração modernista de arquitetos brasileiros.
Le Corbusier desenvolveu extensa atividade acadêmica e teórica e publicou muitos artigos sobre seus estudos arquitetônicos. Admirador da arquitetura da Grécia Antiga, estudou os usos da razão áurea e da sequência de Fibonacci.
Veio para o Brasil a convite de Lúcio Costa em 1936, para prestar consultoria no projeto do Palácio Gustavo Capanema. Suas ideias tiveram muita sobre a equipe, que além de Lúcio Costa, tinha nomes como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx. Ainda associado com Oscar Niemeyer, em 1949, Le Corbusier é escolhido como responsável pelo projeto da sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Como urbanista, propôs um novo arranjo urbano que se adequasse à vida moderna. É dele a ideia de criação de bairros-jardim, para as classes mais ricas.
Como arquiteto, propôs a utilização de novos materiais, como o concreto armado.



Apesar de não ter participado diretamente da construção de Brasília, a capital federal foi um grande laboratório urbano do pensamento de Le Corbusier, já que aqui suas ideias utópicas de construções arquitetônicas contemporâneas aliadas a conceitos sociais tornaram-se realidade. Le Corbusier foi um dos primeiros arquitetos a compreender as transformações de um planejamento urbano sistemático e programado. 

Em sua perspectiva, essa ideia deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentados em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, paisagem mais que típica do Plano Piloto de Brasília. Além disso, Le Corbusier concebeu diversos projetos de urbanização para o Brasil. 
Le Corbusier morreu em 1978. Foi enterrado no túmulo que projetou para si mesmo


Comentários