Pular para o conteúdo principal

Porque hoje é sábado, minha dica de filme: A Conversação, de Francis Ford Coppola



A Conversação, que Francis Ford Coppola escreveu e dirigiu em 1974, é provavelmente um dos filmes que espelham, mostram, traduzem com maior rigor, precisão, perfeição, o espírito da sua época, do seu momento histórico. Trata da perda dos valores morais da nação americana nos anos Nixon. De maneira profética, foi produzido e lançado pouco antes de estourar o escândalo Watergate, que revelou ao mundo como o esgoto havia tomado conta da Casa Branca no início dos anos 70.

Para lembrar, bem rapidamente: a história começou como um pequeno crime comum – invasão e roubo no quartel general da campanha democrata à presidência da República, num prédio de Washington chamado Watergate. À medida em que avançavam as investigações, ia ficando cada vez mais claro que se tratava, na verdade, de uma manobra de espionagem, a mando da campanha rival, a da reeleição de Richard Nixon. E que a ordem para a espionagem havia sido dada de dentro da Casa Branca. Os assessores foram sendo envolvidos um a um no escândalo, como num dominó, até se chegar à conclusão de que a manobra havia tido o conhecimento e a aprovação do próprio presidente. As comissões de investigação no Congresso foram descobrindo, então, que todas as reuniões feitas por Nixon e seus assessores mais próximos eram gravadas em fitas.

A Conversação gira em torno de Harry Caul (uma interpretação magnífica do grande Gene Hackman), um especialista em escuta e gravação clandestinas em fitas, o grampo.

A Conversação/The Conversation
De Francis Ford Coppola, EUA, 1974
Com Gene Hackman (Harry Caul), John Cazale (Stanley), Allen Garfield (Bernie Moran), Frederic Forrest (Mark), Cindy Williams (Ann), Teri Garr (Amy), Harrison Ford (Martin Stett), Elizabeth MacRae (Meredith), Robert Duvall (o diretor), Michael Higgins (Paul) 
Argumento e roteiro Francis Ford Coppola
Fotografia Bill Butler
Música David Shire
Montagem Richard Chew
Som Walter Murch 
Produção Francis Ford Coppola, American Zoetrope, The Directors Company, Paramount Pictures. DVD Lume Filmes.
Cor, 113 min

Comentários