Pular para o conteúdo principal

Caixa do Correio # 25


1. Formas de Voltar para Casa –  Alejandro Zambra  I 2. A Balada do Café Triste – Carson McCullers 

              ETIQUETA: ALEJANDRO ZAMBRA
Filho de Horacio Zambra e Rosa Infantas, nasceu em Villa Portales, mas quando Alejandro tinha cinco anos de idade, se mudaram à villa Las Terrazas, em Maipú.
Zambra se matriculou no sétimo ano básico no Instituto Nacional José Miguel Carreira, onde chegaria a ser presidente da ALCIN (Academia de Letras Castelhanas) em 1993.
Ingressou depois na Universidade de Chile (licenciou-se em Literatura Hispânica). Aos 20 anos já vivia independentemente e, além de estudar, trabalhava: respondendo  a telefonemas, em bibliotecas, como carteiro, como junior. Assim recorda aquela época em que se considerava poeta:
Depois de se formar em 1997, conseguiu uma bolsa em Madri. Em Espanha obteria um mestrado em filologia hispânica do (CSIC), se casaria com uma desenhadora e separaria-se em pouco tempo.
Ao regressar ao Chile, foi viver no bairro Bellavista num apartamento de doze metros quadrados na rua Dardignac, "onde o único que tinha era um gato, uma cadeira de rodas antiga, uma cama e uma pilha de livros".
Zambra começou sua carreira literária como poeta —seu primeiro livro, Bahia Inútil em 1998 e o segundo, Mudança, em 2003—, mas depois passou à narrativa.
Em 2006 estreou na editora espanhola Anagrama seu primeio romance, Bonsái, que de imediato se converteu num sucesso, tanto de crítica (em Chile ganhou vários prêmios) como de público. Tem sido traduzido a vários idiomas (em português foi publicado pela editora Cosac Naify). Adaptada ao cinema por Cristián Jiménez, o filme foi apresentado no Festival de Cannes 2011.
Sobre a literatura chilena, dizia em 2003 que "na prosa, acho que o melhor escritor chileno de todos os tempos é José Santos González Vera, que tem uma maestria impressionante para captar a paisagem de cidade chilena, minha paisagem. Juan Emar também me interessa muito".
É doutor em literatura pela Universidade Católica, ensina literatura na Universidade Diego Portais. 
No ano 2015 a Biblioteca Pública de Nova York conferiu uma bolsa ao autor com uma estadia de nove meses na cidade para que trabalhe num livro sobre bibliotecas chamado "Cemitérios pessoais"

No Brasil, seu livro de estréia é Bonsai. Outros livros publicados. 
1. Bonsai
2. Formas de Voltar para Casa 
3. A Vida Privada das Árvores
4.  Meus Documentos


Comentários