Pular para o conteúdo principal

Cidade Radiante de Le Corbusier

A Cité Radieuse ou Ville Radieuse, uma conhecida unidade habitacional da cidade de Marselha, França, foi projetada pelo arquiteto Suiço Le Corbusier, no ano de 1924, que o fez pensando na criação de uma cidade ideal, para favorecer ainda uma futura reforma social.Os princípios de sua criação e objetivos dela foram colocados numa carta, chamada de Carta de Atenas, publicada em 1943.A maior ideia de Le Corbusier era a de conseguir encontrar um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o homem, e cidade por ele projetada ainda teria a forma de um corpo humano, de maneira abstrata, cabeça, corpo e membros.


O projeto ainda propunha uma extensa área verde, com blocos de casas construídos de maneira linear.Esse empreendimento residencial contava com 337 apartamentos, separados por diversas ruas internas, com pátio para recreação, ginásio, pistas de atletismo e muito mais.Por ser totalmente diferente, o local passou a ser considerado como Monumento Histórico.



Comentários

  1. gente, na verdade a villa radieuse foi um ideal utópico que inspirou essa construção em Marselha, desenvolvido pelo mesmo arquiteto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário