Pular para o conteúdo principal

Porque hoje é sábado, minha dica de filme, Nebraska [ Netflix ]

Woody Grant (Bruce Dern) é um senhor alcóolatra e teimoso, mas ingênuo e de bom coração, que acredita ter ganho US$ 1 milhão. A família faz piada do suposto cupom premiado, enviado pelo correio, mas Woody insiste em deixar Billings, no Estado norte-americano de Montana, para coletar o dinheiro em Lincoln, Nebraska.

Após fracassadas tentativas de fazê-lo desistir da ideia, o filho mais novo, David (Will Forte, famoso pelo programa "Saturday Night Live") decide acompanhá-lo na viagem, que inclui uma passagem por Hawthorne, a cidade onde os pais se conheceram e moraram durante anos.


Pela sinopse, não é difícil imaginar que a jornada representará a volta de questões do passado e uma chance de reaproximação entre pai e filho, distanciados pelo vício de Woody e por anos de falta de comunicação.

Mas "Nebraska" escapa de ser óbvio ao fazer um inteligente retrato da família norte-americana, especialmente do sul. Hawthorne funciona como um microcosmo da crise econômica do país: um lugar parado no tempo, marcado por falta de oportunidades e onde todos querem se aproveitar da suposta fortuna de Woody.

Ao mesmo tempo, o filme também trata com sensibilidade o envelhecimento e a inversão de papéis que o tempo impõe para pais e filhos. Agora, é David quem tem de cuidar de Woody, apesar dos ressentimentos.

Payne gosta de contar histórias que sejam ao mesmo tempo comoventes e engraçadas, e também nesse ponto "Nebraska" é seu maior acerto. A opção por filmar em preto e branco colabora para o tom melancólico do filme, mas todos os temas são discutidos com bom humor.


O elenco é outro ponto forte, com boas atuações de Forte e June Squibb, indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo papel de Kate, mulher de Woody, que passa o dia criticando o marido, mas sabe defendê-lo como ninguém.

Comentários