Pular para o conteúdo principal

Sou um deserto que monologa... - Violette Leduc



O filme tem inicio com uma frase emblemática  de Violette Leduc :

 ” A feiura em uma mulher é um pecado mortal. Se você é linda, é olhada na rua pela sua beleza, se você é feia, é olhada na rua pela sua feiura.”


Foi assim, por acaso, entre filmes de ação e suspense que descobri Violette . ( O filme foi lançado no Brasil em agosto deste 2014 )

Sinopse  : No início dos anos XX, a escritora Violette Leduc (Emmanuelle Devos) encontra a filósofa Simone de Beauvoir (Sandrine Kiberlain). Nasce entre as duas uma intensa amizade que dura toda a vida, ao passo que Simone encoraja Violette a escrever mais, expondo as suas dúvidas e medos, abordando todos os detalhes da intimidade feminina.

Mas quem foi  Violette ?

                         ETIQUETA : VIOLETTE LEDUC

"Maurice Sachs lhe ordena que escreva , Simone de Beauvoir a descobre em 1945, Albert Camus a publica no ano seguinte.Admirada por Cocteau, Genet, Jouhandeau e Sartre, Violette Leduc é uma das singulares figuras da literatura francesa do século XX." 

Se seus primeiros livros conquistaram um circulo de admiradores fervorosos, eles não conseguiram atingir o grande público. Durante vinte anos Violette Leduc foi " um deserto que monologa. "

No Brasil, infelizmente apenas dois livros da escritora foram traduzidos. A bastarda e Tereza e Isabel . Entrei  em um site Francês (  Adoro o cinema deles) para ler o que as pessoas achavam sobre o filme...Entendi,  que muitos não gostaram da forma que a escritora foi retratada...Me lembrou muita a decepção que tive com o filme do Tim Maia. ( Sou fã do cantor, e já tinha assistido ao documentário e sua biografia )

Enfim, se você também for  aspirante a escritor, talvez se interesse em saber mais  sobre a vida e obra de  Violette Leduc....

Em tempo : Acabei de fazer uma busca na estante virtual. Só existe disponível um único livro/exemplar de Violette Leduc, pela bagatela de R$ 160,00.

Site para consulta :  www.wagnercampelo.com/violetteleduc/



Comentários