Pular para o conteúdo principal

Caixa do Correio # 17

1. Esculpir o Tempo – Andrei Tarkovsky I 2. Antonio – Beatriz Bracher I 3. Além do Bem e do Mal – Friedrich Nietzche.


ETIQUETA:ANDREI TARKOVSKY
Filho do poeta russo Arseni Tarkovsky, autor de muitos dos poemas recitados nos seus filmes, nasceu em 1932. Tendo se formado em Geologia, abandona a profissão para se dedicar ao cinema, iniciando a sua carreira ao entrar no Instituto Central de Cinema da URSS (VGKI) em 1956. Em 1960 dirige o seu primeiro filme um média metragem de 44 minutos ( O Rolo Compressor e O Violinista) e em 1962 ganha o Leão de Ouro do Festival de Veneza com o seu segundo trabalho, A Infância de Ivan. 

Com o ambicioso filme Andrey Rublev ( 1966), sobre a vida do famoso pintor russo, o realizador apresenta características que formariam a base principal do seu cinema: intimista, conciso e com boa atenção para com os detalhes. 

Em 1972 lança Solaris, um complexo filme misto ficção científica e drama existencial, com discretas citações do filme2001: Uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick. Esse filme é considerado por muitos o seu melhor trabalho. 

Os seus filmes posteriores, O espelho ( 1974), filme com altos traços autobiográficos e principalmente Stalker ( 1979), apesar de apresentarem a boa qualidade do diretor, são prejudicados pela forte censura existente na URSS. 

Desiludido com o controle exercido sobre o seu trabalho, Tarkovsky decide sair da URSS em 1983. Nesse mesmo ano lança Nostalgia. Ainda, depois de Nostalgia, filmaria O Sacrifício. 

De personalidade irritadiça e muitas vezes angustiada, o realizador sempre recusou qualquer tipo de influência e controle sobre o seu trabalho. A sua obra é marcada por um profundo sentido espiritual, e o seu compromisso com a arte ficou marcado no seu livro Esculpir o Tempo, obra essencial a todos os amantes da sétima arte. 

Morreu em Paris em consequência de um câncer no pulmão em 1986.

algumas FILMOGRAFIAs

Fonte : http://mag.sapo.pt/pessoas/andrei-tarkovsky

Comentários