Pular para o conteúdo principal

O filme mais triste de todos os tempos.


Fonte : Site Mundo Gump

Antes de falarmos sobre como um filme de luta consegue desgraçar uma pessoa de tanto chorar, é preciso saber como se chegou a essa conclusão.
A aventura pela busca do filme mais triste do mundo começou quando James Gross, um estudante de graduação na Universidade da Califórnia, Berkeley, e seu professor de Psicologia, Robert Levenson, resolveram se unir a fim de descobrir que cenas de filme iriam fazer as pessoas sentirem a emoção mais poderosa.
Em 1988, Levenson e Gross começaram a compilar uma lista de cenas de filmes carregadas emocionalmente, solicitando sugestões de “colegas, críticos de cinema, funcionários de lojas de vídeo” e estudos científicos que já usavam alguns filmes para estudar emoções.

A partir dessa lista, eles escolheram nada menos que 76 cenas que consideraram “tiro e queda” e que poderiam provocar sete emoções: o contentamento, a surpresa, o desgosto, a raiva, a tristeza, o medo e a diversão.
Uma vez levantada essa seleção suprema das mais poderosas cenas emocionais, eles passaram a exibir as 76 cenas para 500 estudantes de Berkeley.
Depois de cada clipe, os alunos precisavam preencher uma breve pesquisa dizendo quais as emoções que sentiram ao assistir, e quão intensamente eles sentiram essas emoções. A partir desses resultados, Levenson e Gross tabularam um score que lhes permitiu identificar 16 filmes que se mostraram os mais eficazes dentro do lote inicial.
E foi assim que surgiu o filme mais triste da face da Terra: Dirigido pelo mestre, Franco Zefirelli: O campeão, de 1979. E você, concorda com a escolha ?

Comentários